CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres

CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres

CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres é todo empreendimento autorizado pelo (IBAMA) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de acordo com a normativa 179 de 25 de junho de 2008, somente de pessoa jurídica, com a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária. Os animais que chegam são avaliados, tratados e destinados da melhor maneira possível. Podem ser soltos, em áreas cadastradas, imediatamente ou reabilitados até que adquiram essa condição. Aqueles que não estão aptos a voltar ao seu hábitat natural são encaminhados a um órgãos criadouros e/ou mantenedouros especializados.

CETAS são locais de recuperação EXCLUSIVA de animais silvestres sendo permitido somente visitas técnicas. Lembramos que animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem e autorização do IBAMA.

O CETAS de Catalão conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros para ações de resgate em casos em que o animal encontra-se ferido ou perdido e com o Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAC) com ações fiscalizatórias na maioria das vezes provenientes de denúncias.

Quando encontrar um a animal silvestre em situação de conflito, Ligue para o Corpo de Bombeiros Tel:(193) para que realizem o resgate ou para Secretaria do Meio Ambiente em caso de denúncia Tel;(3441-1833).

CETAS de Catalão está localizado Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 2338, Catalão – GO no antigo IBAMA Tel: 3441-1833