Início > CETAS


CETAS - CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES


CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres é todo empreendimento autorizado pelo (IBAMA) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de acordo com a normativa 179 de 25 de junho de 2008, somente de pessoa jurídica, com a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária. Os animais que chegam são avaliados, tratados e destinados da melhor maneira possível. Podem ser soltos, em áreas cadastradas, imediatamente ou reabilitados até que adquiram essa condição. Aqueles que não estão aptos a voltar ao seu hábitat natural são encaminhados a um órgãos criadouros e/ou mantenedouros especializados.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Catalão - CETAS,  é responsável pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ações de fiscalização, resgate ou entrega voluntária pela comunidade. Possuem a finalidade de receber, identificar, triar, avaliar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.


Alouatta caraya


Tyto furcata



Ara ararauna



Myrmecophaga tridactyla




Alipiopsitta xanthops



CETAS são locais de recuperação EXCLUSIVA de animais silvestres sendo permitido somente visitas técnicas. Lembramos que animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem e autorização do IBAMA.

O CETAS de Catalão conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros para ações de resgate em casos em que o animal encontra-se ferido ou perdido e com o Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAC) com ações fiscalizatórias na maioria das vezes provenientes de denúncias.


Quando encontrar um a animal silvestre em situação de conflito, Ligue para o Corpo de Bombeiros Tel:(193) para que realizem o resgate ou para Secretaria do Meio Ambiente em caso de denúncia Tel: (3441-1833).


CETAS de Catalão está localizado Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 2338, Catalão – GO no antigo IBAMA Tel: 3441-1833

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte ou enviar sugestões.